O Instagram está expandindo os recursos de compra e venda de produtos através da rede social. A partir desta semana, o app permite não só anunciar peças através dos Stories como também criou uma página de “shopping” fixa na aba Explorar.

A ferramenta de compras do Instagram estreou no Brasil em março e, desde junho, vem sendo testada nos Stories com um pequeno grupo de usuários. Agora, marcas de perfil verificado podem incluir links para compras de produtos no meio da seção.

Por exemplo: uma marca de roupas pode postar uma foto de uma blusa nos Stories e adicionar a esta foto uma tag de compra em forma de sticker, que pode ser customizada à vontade pela marca. Quando o usuário tocar na tag, ele será levado a uma página com mais fotos daquela blusa, o preço e um link para concluir a compra pelo navegador, fora do Instagram.

Já o canal de compras na aba Explorar ainda está em fase de testes e não aparece para todos os usuários. Essa página vai mostrar todos os produtos com a tag de shopping do Instagram postados publicamente na rede social, dando prioridade aos itens que a empresa sabe que são de maior interesse de cada usuário.

Mais de 90 milhões de contas usam tags de compra no Instagram mensalmente. Mais de 400 milhões postam fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas nos Stories todos os dias; e mais de 200 milhões de pessoas têm acesso à aba Explorar diariamente.