iFood amplia aposta em mercearias ao comprar o SiteMercado

Plataforma faz mediação entre vendas online de mercados e mercearias; negócio vai ampliar o serviço iFood Mercado, que hoje atende mais de dois mil vendedores
Redação18/09/2020 15h01, atualizada em 18/09/2020 16h40

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O iFood anunciou na quarta-feira (16) a compra do SiteMercado, plataforma que faz a intermediação de vendas online para mercados e mercearias. Esta é mais uma jogada da empresa em um setor que teve grande alta durante a pandemia do coronavírus. Com a necessidade de isolamento social, e até mesmo o receio das pessoas de frequentarem lugares mais cheios, as compras online de alimentos dispararam.

O negócio, que não teve seu valor revelado, vai ampliar o serviço iFood Mercado, que estreou em 2019. Hoje, a ferramenta atende 2,1 mil vendedores, enquanto o SiteMercado atende vendedores em 476 cidades e está presente em 24 estados.

Apesar da compra, a plataforma seguirá operando de forma independente, mantendo seus próprios esquemas para pagamentos e para a entrega das encomendas.

“São negócios complementares, mas vemos muitas chances de sinergias no futuro”, declarou Henrique Iwamoto, vice-presidente de Negócios do iFood. A expectativa é que ambas as plataformas de supermercado cheguem a três mil vendedores, em 250 cidades, até o fim do ano.

ReproduçãoSiteMercado continuará a operar de forma independente. Foto: Divulgação

A aquisição mostra como as empresas de comércio eletrônico estão se mexendo para se aproveitar da alta em setores em que antes eram exclusivamente presenciais. O iFood Mercado, por exemplo, teve um aumento de 240% em agosto se comparado a março, mês que o país instaurou o isolamento social.

Outro exemplo é o Mercado Livre, maior site de comércio eletrônico da América Latina, que também passou a disponibilizar venda direta para novos produtos, como supermercados e carros.

iFood faz primeira entrega por drone

Campinas (SP) foi o lugar escolhido para os primeiros testes envolvendo um drone para entregas de pedidos feitos via iFood. A fase ocorre logo após uma autorização recebida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o serviço passe a operar no Brasil.

O equipamento – projetado por aqui pela Speedbird, mas com 90% de peças importadas – possui 1,5 metro de altura e 1,20 de largura, e promete levar pedidos com até 2 kg a velocidades que podem chegar a 32 km/h. Para isso, ele conta com seis motores, dois aparelhos GPS e conexão 4G.

Com esses equipamentos, um pedido que normalmente demoraria 12 minutos para ser entregue, é levado até o endereço de destino em apenas dois minutos.

Via: Reuters

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital