Antes de que existissem smartphones a Motorola foi responsável por um dos celulares mais populares do mercado: o Moto V3 (conhecido lá fora como Moto RAZR), que se destacava por seu corpo fino e sua tela colorida. E de acordo com uma entrevista feita com o CEO da Lenovo pelo site TechRadar, esse aparelho pode em breve fazer um retorno semelhante ao do “tijolão” da Nokia.
Yang Yuanqing, o CEO da Lenovo, disse o seguinte quando perguntado sobre um possível retorno do aparelho: “Com as novas tecnologias, em particular as telas dobráveis, acho que veremos mais e mais inovações em nosso design de smartphones. Por isso, [o V3] deve ser desenvolvido ou lançado em breve”.
Como a fala do executivo foi vaga, o site questionou se ela se referia especificamente ao aparelho clássico. Nesse ponto, Yuanqing disse: “acredito que já respondi a essa pergunta”. Ao menos em termos de tecnologia, a Lenovo já indicou que é capaz de realizar esse retorno. A empresa vem desde 2017 mostrando protótipos de telas dobráveis que podem ser usadas em notebooks, tablets e celulares.
Ganhando na nostalgia
Também não é a primeira vez que a Lenovo dá uma indicação nesse sentido. Como o PhoneArena lembra, a empresa lançou há cerca de um ano e meio um vídeo promocional sugerindo um retorno de sua popular linha de celulares. O vídeo mostrava uma cena de escola estadunidense dos anos 90, na qual alguns dos alunos usavam um V3 para tirar uma foto no espelho.
Embora ainda haja poucas informações sobre o dispositivo, seu anúncio poderia consolidar o retorno dos “flip phones” ao mercado de aparelhos móveis. a Samsung, por exemplo, lançou no começo deste ano o W2018, um celular “dobrável” com configurações ainda mais potentes que as do Galaxy S8 – mas que, por enquanto, só está disponível na China.