A Huawei divulgou nesta quinta-feira, 20, um comunicado que assegura aos seus clientes que a empresa continuará fornecendo patches de segurança e atualizações do Android para seus dispositivos, apesar de seus problemas atuais com o governo dos EUA. “Sempre colocamos nossos consumidores em primeiro lugar, independentemente dos desafios que enfrentamos”, disse a empresa. Isso inclui liberar atualizações do Android mesmo diante do relacionamento dificultado com o Google, de modo que o Android 10 Q será parte da família P30 e Mate 20 em breve.
O bloqueio dos Estados Unidos e a ruptura do Google e outros fabricantes com a marca, deixou a possibilidade de que a Huawei estivesse fora do ecossistema Android. Embora a empresa já esteja preparando o seu próprio sistema operacional, a verdadeira vontade da Huawei é seguir usando o Android.
A empresa chinesa assegurou em seu blog do Reino Unido que os aparelhos mais populares da marca, incluindo a série P30, terão acesso ao Android 10 Q e lembram que o Mate 20 Pro já pode testar a versão beta.
Também confirma que todos os smartphones e tablets da marca continuarão recebendo patches de segurança e atualizações do Android. A Huawei ainda afirma que todos esses já receberam a aprovação portarem o Android Q “como e quando é lançado pelo Google”. Os testes técnicos já começaram em mais de 17 dispositivos.
A lista completa é a seguinte:
- Huawei P30 Pro
- Huawei P30
- Huawei Companheiro 20
- Huawei Mate 20 Pro
- Huawei PORSCHE DESIGN Mate 20 RS
- Huawei P30 Lite
- Huawei P Smart 2019
- Huawei P Smart + 2019
- Huawei P Smart Z
- Huawei Companheiro 20 x
- Huawei Companheiro 20 X (5G)
- Huawei P20 Pro
- Huawei P20
- Huawei Mate 10 Pro
- Huawei PORSCHE Design Mate 10
- Huawei Companheiro 10
O Android 10 Q deve chegar em agosto se o Google mantiver a programação do ano passado. Só então será possível verificar se os produtos da Huawei poderão contar com a nova versão do sistema operacional como prometido.
Via: XatakaAndroid