Confie em nós: agora é o pior momento para trocar de celular. Se você está de olho em um novo smartphone, espere mais um mês, se for possível. Nas próximas semanas, veremos uma nova geração de aparelhos sendo lançada, o que implica que preços devem ser reduzidos dentro de pouco tempo.

Vamos aos exemplos:

Moto G4

Reprodução

A Motorola/Lenovo tem um evento marcado em Barcelona, dentro de duas semanas, para apresentar um produto misterioso que todos já sabem que é o novo Moto G (as fotos já vazaram na internet).

O Brasil é o mercado mais importante para a Motorola quando falamos em Moto G, e claro que o país é prioridade. Tanto é que alguns dias depois do evento de Barcelona já teremos outro evento focado em Brasil. No dia 7 de março, os smartphones devem ser apresentados por aqui, e pouco tempo depois já devem estar no mercado, causando uma queda de preço no Moto G de 4ª geração.

LG G5 SE

Reprodução

Quando a LG lançou o G5, cometeu algumas falhas estratégicas. O celular que chegou ao Brasil tinha um processador inferior ao da versão do exterior, mas o aparelho ainda era vendido como um top de linha. O tempo passou, o preço caiu e, ao que tudo indica, deve despencar ainda mais.

Isso porque o G6 também deve ser apresentado em Barcelona, na mesma feira que deve receber a nova geração do Moto G. A diferença é que o Brasil não é um mercado tão estratégico para a LG quanto para a Motorola, então é possível que o G6 demore alguns meses para chegar ao nosso mercado.

De qualquer forma, se você está de olho no LG G5 SE, fique esperto e espere um pouquinho mais.

Galaxy S7 e S7 Edge

Reprodução

Se você está de olho no top de linha do ano passado da Samsung, também é recomendável esperar mais um pouquinho. Especificamente, mais um mês ou dois. O Galaxy S8 está a caminho e deve ajudar a reduzir os preços da geração passada.

Graças ao desastre do Galaxy Note 7, a Samsung acabou atrasando o lançamento do S8. Não fosse isso, certamente veríamos a empresa fazendo seu principal anúncio também em Barcelona, durante o Mobile World Congress, em duas semanas.

A expectativa é que o S8 seja revelado no fim de março, o que também deve ocasionar queda de preço do S7 e seu irmão S7 Edge no varejo.

Família Galaxy J

Reprodução

Se a Samsung não vai apresentar o S8 em Barcelona, a empresa deve reservar o evento para mostrar seus celulares mais básicos e baratos, que são os populares Galaxy J. A linha é altamente popular no Brasil, competindo com o Moto G todos os meses pelo topo da lista dos smartphones mais procurados no país.

Se os Galaxy J5 e J7 de 2017 estão chegando ao mercado, as versões de 2016 estão prestes a ver uma queda de preço.

Família Sony Xperia X

Reprodução

Por fim, os aparelhos da linha Xperia X podem finalmente ganhar um preço menos ofensivo a partir do começo de março, pelo mesmo motivo que todos os outros aparelhos já citados: vem coisa nova por aí.

A Sony também tem evento marcado para Barcelona em que deve atualizar a família Xperia X, que conta com os seus aparelhos tops de linha. Então, se você queria um Xperia XZ ou algum celular do tipo, vale a pena esperar um bocadinho.