O último final de semana marcou a estreia do aguardado jogo para celular “Harry Potter: Wizards Unite”. Mas os resultados foram uma decepção se comparados ao de “Pokémon Go”, que conta com os mesmos criadores e o mesmo modo de jogar.
O jogo inspirado na história de J.K. Rowling, foi lançado na sexta-feira (21/6) pela Niantic e, assim como “Pokémon Go”, ele usa realidade aumentada para projetar personagens e criaturas dos filmes no mundo real, usando a câmera do celular. Os jogos também são gratuitos, mas os usuários podem fazer compras dentro do app para obter outros tipos de experiências.
De acordo com dados do site Sensor Tower, responsável pelo monitoramento de apps, o “Wizards Unite” foi instalado por três milhões de pessoas em seu primeiro final de semana e arrecadou US$1.1 milhão – uma observação feita pelo site foi que o jogo ainda não foi lançado na Coréia do Sul e no Japão.
Para efeito de comparação, “Pokémon Go” foi baixado 24 milhões de vezes nos primeiros quatro dias, considerando apenas Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia – oito vezes o número de “Wizards Unite” – e arrecadou mais de US$28 milhões.
Por enquanto, em 28 países o jogo de Harry Potter está no topo da lista de aplicativos baixados no iPhone, mas ainda é um sucesso tímido se comparado com “Pokémon Go”. Além disso, a Sensor Tower não projeta grandes melhoras até o final do mês. Segundo o site, o jogo vai faturar US$10 milhões, enquanto “Pokémon Go” faturou US$206 milhões.
“Harry Potter: Hogwarts Mystery”, de Jam City, também teve um desempenho melhor que o “Wizards Unite” no seu final de semana de estreia, faturando aproximadamente US$7 milhões dos jogadores, de acordo com a mesma Sensor Tower.