Desenvolver o sistema móvel mais usado no mundo não é o suficiente, e o Google quer aumentar sua influência no mundo dos celulares. Para isso, a companhia vai investir em uma plataforma usada em celulares básicos da Nokia.
O KaiOS é um sistema que surgiu a partir das cinzas do Firefox OS. Atualmente, ele equipa aparelhos de empresas como a chinesa TCL e a indiana Micromax, além de alguns celulares da Nokia como o “celular banana” 8110. Segundo o site TechCrunch, mais de 40 milhões de dispositivos com KaiOS já foram vendidos ao redor do planeta.
O Google vai investir US$ 22 milhões para ajudar no desenvolvimento do KaiOS. A ideia da empresa é levar seu pacote de aplicativos – Maps, YouTube, Busca e até o Google Assistente – para esses celulares básicos.
Com isso, o Google vai oferecer seus serviços para aparelhos ainda mais básicos do que os que rodam o Android Go, alternativa mais leve do sistema móvel voltada para celulares com 1 GB de RAM. Um dispositivo com KaiOS pode ter 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento, como é o caso do Nokia 8110.