O Google começou a testar uma novidade que pode causar certo desconforto em alguns internautas: a inclusão de vídeos com reprodução automática na página de resultados de busca.
Quem descobriu o teste foi Jennifer Slegg, do site The SEM Post. Ao fazer pesquisas relacionadas a filmes, ela notou que o Google incluía um campo à direita da página de resultados em que o trailer correspondente ao termo buscado começava a tocar automaticamente.
Slegg foi capaz de replicar a situação em pelo menos duas ocasiões, e em nenhuma delas a busca fazia referência específica ao trailer, o que sugere que a intenção do Google é tornar a experiência o mais completa possível — tanto que os vídeos não aparecem como publicidade.
Felizmente para quem se preocupa com a franquia de dados, os trailers autônomos não aparecem na versão móvel do buscador. Além disso, o som vem desligado e cabe ao internauta ativá-lo, se tiver interesse.
O Google disse ao site que o que Slegg viu não é um bug; a empresa de fato está realizando testes, só que não há sequer uma previsão de que o recurso será mesmo implementado. “Estamos constantemente experimentando formas de melhorar a experiência de busca para nossos usuários, mas não temos planos para anunciar neste momento”, informou.