O segundo dia do Google I/O 2019 continuou revelando melhorias para os dispositivos com sistemas operacionais do Google. A empresa exibiu oficialmente uma nova interface da Play Store para a Android TV. O upgrade aprimora a navegação, porque facilita a compra e download de aplicativos e a inscrição em novos serviços de assinatura.
Para cumprir com o último item, o Google passou a permitir que editores de serviços da nova Play Store combinem passos de navegação, como a instalação do aplicativo necessário, com os processos de inscrição e login. Isso permite que usuários pressionem muito menos botões, método parecido com o recurso “one-click”, ou acesso com apenas um clique.
A empresa acrescentou que a nova interface permitira que o usuário faça compras pelo controle remoto usando um PIN, uma espécie de código de segurança, para fazer login, em vez de exigir a senha completa do usuário. O objetivo do Google é facilitar o processo de compras na Android TV, também com base no método “one-click”.
A demonstração da nova interface da Play Store também contou com participação especial do aplicativo Amazon Prime Video. Google e Amazon recentemente fecharam negócio para compartilhar amplamente o serviço de streaming na Android TV.
A plataforma de vídeo da Amazon está se tornando cada vez mais popular entre os consumidores, motivo que deve ter levado o Google a lançar as melhorias que facilitam a inscrição no serviço da Android TV.
A interface redesenhada da Play Store será lançada ainda este ano, mas, separadamente da chegada do Android Q. À Variety, a chefe da Android TV, Shalini Govil-Pai, disse que as versões para smartphone e TV do sistema operacional “não precisam necessariamente estar na mesma linha do tempo”.
Isso quer dizer que o sistema da Android TV não depende do roadmap de atualizações da versão móvel do sistema. O que é positivo, dada a lentidão de chegada das atualizações do SO para smartphones.
O Android Pie para Android TV, por exemplo, foi anunciado há um ano, mas só começou a ser distribuído para desenvolvedores no início de 2019. Por conta disso, a maioria dos dispositivos com Android TV ainda se baseia na versão anterior, o 8.0 Oreo.
O Google também revelou algumas estatísticas de crescimento da Android TV. O sistema operacional é usado por mais de 140 canais por assinatura no mundo todo e seis dos dez principais fabricantes de Smart TVs estão trabalhando com o software da Big G.
A plataforma conta com um catálogo de mais de mil provedores de conteúdo de streaming e mais de cinco mil aplicativos. De acordo com GovilPai, 70% a 75% desses apps estão disponíveis para os consumidores dos EUA.
Via: The Verge