Depois de ser multado na Europa por abuso de posição dominante nas buscas online, o Google começou a tomar medidas para cumprir a decisão da Comissão Européia. Em resposta a uma multa recorde de US$ 5 bilhões dos reguladores da UE por violar leis antitruste, agora ele irá permitir que usuários europeus de Android escolham o navegador e o mecanismo de busca padrão de forma mais clara.

O Google foi condenado a parar de “amarrar ilegalmente” o Chrome e seu aplicativo de busca ao Android. A mudança é que ele apresentará quatro outros navegadores e mecanismos de pesquisa em ordem aleatória, e os usuários do Android poderão instalar e ativar quantos deles quiserem. Uma tela separada também será mostrada para ajudar a configurar ícones de aplicativos, widgets ou configurar o navegador ou o mecanismo de pesquisa como padrão.

As novas telas aparecerão na primeira vez em que um usuário abrir o Google Play depois de receber uma atualização. Ele oferecerá uma lista de cinco navegadores e depois uma lista de mecanismos de pesquisa. No topo das listas estão os aplicativos que já estão instalados no celular e que, normalmente, são a engine de busca do Google e o Chrome. Abaixo, estão mais quatro opções adicionais para navegadores e mecanismos de pesquisa alternativos que podem ser baixados na Play Store.

 

Reprodução

 

As mudanças serão implementadas nas próximas semanas, tanto para telefones Android já em uso quanto para os novos aparelhos que passam a ser vendidos na Europa. O Google também promete que “esta implementação irá evoluir com o tempo”.

 

Via: Genbeta