Google remove definição de professora como ‘prostituta’ no dicionário

Classificação era explicada como 'brasileirismo'
Redação23/10/2019 19h46, atualizada em 23/10/2019 20h15

20191023051122

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Como você viu ontem aqui no Olhar Digital, o Google estava exibindo o termo “prostituta” como definição da palavra “professora”.

Ao digitar “professora significado” no buscador, duas definições apareciam ao usuário. A primeira indicava que é uma “mulher que ensina ou exerce o professorado”, enquanto a segunda, a classificava como “prostituta com quem adolescentes se iniciam na vida sexual”:

Reprodução

Agora, a empresa retirou a segunda definição dos resultados de significado para a palavra “professora”:

Reprodução

Em comunicado, o Google afirmou que as definições de palavras são fornecidas pela Oxford University Press, parceira que trabalha com editores tradicionais de dicionários no Brasil.

A empresa explicou o processo de remoção do significado equivocado: “Nossa missão é tornar as informações acessíveis e úteis para todos. Trabalhamos com conteúdo licenciado de dicionários parceiros para ajudar nossos usuários a encontrar de forma fácil informações sobre palavras na Busca. Não editamos nem removemos as definições fornecidas pelos nossos parceiros que são os especialistas em idiomas. Em relação à palavra ‘professora’, a Oxford University Press, nossa parceira que trabalha com tradicionais editores de dicionário no Brasil, determinou que a segunda definição está em desuso e não é atual o bastante para ser incluída. A Oxford University Press removeu a definição e essa mudança está refletida nos resultados de dicionário exibidos na Busca para ‘professora'”.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital