Google quer monitorar reações do usuário ao fazer pesquisas no celular

Redação20/04/2016 14h04, atualizada em 20/04/2016 14h10

20160420110930

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após todas as métricas, estudos e algoritmos usados para aprimorar seu sistema de buscas, o Google agora pode estar de olho nas suas expressões faciais. Uma patente registrada pela empresa prevê o desenvolvimento de um sistema que usa a câmera do celular para monitorar as reações do usuário enquanto faz pesquisas.

A ideia é que o olhar do usuário, suas expressões ou pequenos movimentos do rosto indiquem se o resultado encontrado na tela corresponde ao que foi procurado. Em dispositivos equipados com mais sensores, o Google planeja também coletar informações sobre temperatura corpórea, dilatação da pupila e até quantas vezes o usuário pisca.

Com base nesses dados, o Google então atribuiria uma “nota de satisfação” aos resultados daquela pesquisa. Desse modo, a empresa saberia quais links são mais úteis e mais satisfatórios em determinadas buscas, certificando-se de mostrá-los mais próximos ao topo. Por enquanto, porém, a ideia foi apenas registrada como patente e não há garantia de que o sistema vá, algum dia, virar realidade.

Via TNW

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital