O Google divulgou nesta semana os seus planos de incluir realidade virtual no navegador Chrome, tanto para desktop, quanto para mobile. Os sites poderão criar e incorporar objetos virtuais em 3D em suas páginas; esses objetos, por sua vez, poderão ser exibidos na área de trabalho ou na câmera do celular.

“Nos próximos meses, haverá centenas de milhões de dispositivos Android e iOS capazes de fornecer experiências de realidade aumentada – o que significa que você poderá olhar para o mundo através do seu telefone e colocar objetos digitais onde quer que você olhe”, afirma o comunicado. “Para ajudar a trazer isso para o maior número possível de usuários, fomos explorar como levar a realidade aumentada à plataforma web de modo que qualquer pessoa com um navegador pode acessar esta nova tecnologia”.

A empresa usou como exemplo para o protótipo da tecnologia um traje espacial que pode ser exibido em tamanho real na sala da casa do usuário. Basta clicar no botão de realidade virtual que aparece no canto inferior direito da imagem para exibir o objeto – além disso, é possível arrastar e virar o objeto.