Google quer ajudar usuários que podem sofrer de depressão

Daniel Junqueira23/08/2017 21h44
20160401103121

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Muita gente costuma usar o Google para procurar informações sobre doenças, e, por mais que um buscador de internet jamais consiga substituir um diagnóstico médico profissional, o Google quer auxiliar pessoas que possam estar sofrendo de depressão.

Nos próximos dias, usuários do Google nos EUA que pesquisarem por coisas relacionadas a depressão na versão móvel do buscador vão encontrar um questionário com algumas perguntas que ajudam a entender se de fato o que a pessoa está sentindo naquele momento é depressão, segundo o Financial Times.

Novamente, a ideia não é substituir profissionais de saúde mental, e sim tentar dar um caminho para quem sofre dessa doença e não sabe o que fazer. Um estudo da National Alliance on Mental Illness diz que um em cada cinco americanos sofre de depressão clínica em algum momento da vida, mas apenas metade dessas pessoas vão atrás de um tratamento adequado.

Quando uma pessoa busca por “depressão” no Google, ela já encontra uma caixa repleta de informações sobre a doença. O Google vai expandir essa caixa com um pequeno teste para a pessoa saber se existe a possibilidade de ela sofrer de depressão clínica – e, depois de fazer o teste, o buscador vai sugerir a procura por um profissional da área de saúde mental para que o tratamento seja iniciado.

Por enquanto, o recurso só vai ser disponibilizado nos EUA, e não há previsão para ele ser liberado a usuários de outras partes do mundo.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital