O Google tenta, mas não consegue acertar a mão quando se trata de aplicativos sociais e de comunicação. Depois de basicamente confirmar que o Hangouts “clássico” como existe hoje será descontinuado, o Allo, desenvolvido para ser uma alternativa ao WhatsApp, também está perto do fim. 

O site 9to5Google conseguiu apurar com fontes que o Allo deve ser descontinuado em breve, o que não chega a ser uma surpresa. O motivo não foi especificado, mas já se sabe que o desenvolvimento do app foi pausado por tempo indeterminado para direcionar esforços para outras áreas, justamente pela falta de interesse do público na plataforma. 

Nos testes do Olhar Digital, o Allo não decepcionou como mensageiro, assim como tantos outros aplicativos similares. O grande problema é justamente a falta de público: se você não tem contatos com quem falar em um aplicativo, ele é inútil, por mais que seja bem-acabado e cheio de recursos interessantes. 

Em abril, quando foi anunciada a interrupção dos investimentos no app, a base de usuários era de apenas 50 milhões, o que não é nada comparado à base de usuários do WhatsApp e do Messenger, ambos com bem mais de 1 bilhão de usuários. 

A expectativa é que o Google comece a direcionar esforços para o Android Messages, o app que deve reunir as funções que serão abandonadas do Hangouts e do Allo, ao mesmo tempo que tem o suporte ao RCS Chat, um protocolo que tem sido apresentado como sucessor do SMS e que tem recebido grande apoio do Google. A ideia é que ele ofereça todas as capacidades de um mensageiro online como o WhatsApp e o Telegram, mas com integração com SMS.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!