O Google Maps para celular preparou algumas novidades para o período de carnaval. Para começar, o ícone que indica o trajeto no mapa pode ser substituído, temporariamente, por um trio elétrico quando se usa o modo ‘carro’ — e ainda é possível escolher se o quer azul, verde ou vermelho.

Além disso, a ferramenta vai notificar o usuário sobre quais ruas estarão fechadas durante o carnaval em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Para quem utiliza transporte público, o sistema vai apresentar as principais alterações nos itinerários de ônibus.

Quem estiver em busca de eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo, vai poder descobri-los diretamente no app: para isso, pode usar o Google Maps, o Google Assistente ou a busca por eventos. Outra opção é pedir ajuda ao Google Assistente para encontrar bloquinhos de várias cidades do país. Basta dizer: “Ok, Google, falar com blocos de rua” e escolher seu preferido.

99 e Bloco de Rua

A 99, em parceria com o app Bloco de Rua, vai oferecer um mapa que apresenta, em tempo real, a melhor rota e o ponto de encontro ideal com o motorista da 99. O objetivo da funcionalidade é estimular o transporte multimodal nas cidades em que estará disponível: Rio, São Paulo, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Florianópolis.

Carnaval sem assédio
 
O alto número de casos de assédio sexual no carnaval é um sinal importante de alerta. O Google Assistente se preparou para isso: uma parceria com a ONG Think Olga informa os contatos da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (180) e da polícia militar (190), bem como indica o site da ONG para mais informações sobre o tema. Para usá-lo, basta dizer: “Ok Google, como reportar assédio sexual”.