O Google Pixel 4a mal foi lançado e já tem novidades para os usuários. O aparelho mais recente da empresa agora pode acessar o programa Android 11 Beta, para os que topam receber atualizações em primeira mão e não se preocupam com um ou outro bug inesperado. Com isso, donos do celular já podem testar a próxima versão do sistema operacional.

Por falar em beta, a versão mais nova (RPB3.200720.005) já começou a ser disponibilizada para download, e deve ser a última antes da liberação da versão estável. Uma das mudanças na versão é que o sistema de Notificação de Exposição à Covid-19, que utiliza o Bluetooth para registrar possíveis encontros com pessoas infectadas pelo coronavírus, foi alterado para não precisar ligar a localização do aparelho.

publicidade

Funciona assim: por padrão, o escaneamento de dispositivos e conexões Bluetooth precisa acessar a localização do aparelho, e por isso as duas permissões são agrupadas em uma única solicitação. Mas como os aplicativos que rastreiam contato são proibidos de acessar a localização, essa solicitação específica foi removida.

google-android11-divulgacao.jpg

publicidade

Versão ‘definitiva’ do Android 11 está perto de ser lançada. Crédito: Divulgação/Google

O Android 11 já estava disponível para desenvolvedores, em uma versão muito crua voltada especificamente para quem precisa conhecer as novidades antes do lançamento da edição final da plataforma. Com o Beta 3, os desenvolvedores também estão sendo alertados para que ajustem seus aplicativos para torná-los compatíveis com todos os novos recursos, evitando queixas dos usuários, já que a versão final está perto do lançamento.

publicidade

Quem já participa do Beta deverá receber a notificação com a nova atualização em breve. Quem ainda não faz parte e tem interesse de testar o novo Android pode se cadastrar no Android Beta Program por meio deste link, mas é necessário ter um celular compatível. O sistema ainda é instável, mas refinado o suficiente para um usuário comum conhecer as novidades.

Fonte: Android Police

publicidade