O Google lançou oficialmente sua versão mais modesta do Android voltada para smartphones de baixo custo. Chamada Android Go Oreo Edition, a plataforma é baseada no Android 8.0 mas projetada para aparelhos com menos potência.
O Android Go foi feito para rodar em aparelhos com 512 MB ou 1 GB de RAM – smartphones top de linha chegam a ter 6 GB. A ideia é que ele funcione o mais parecido possível com a versão “completa” do Android, oferecendo uma experiência boa mesmo em aparelhos baratos.
O sistema conta com versões “Go” dos aplicativos mais populares do Google, como o de busca, o Assistente, os Mapas, o Gmail e mais. Essas versões especiais são menores do que as versões regulares, rodando melhor em plataformas com poder de processamento menor ao mesmo tempo que ajudam a economizar espaço no armazenamento interno do aparelho.
Com o Android Go o Google também lançou a versão final do Files Go, app de gerenciamento de armazenamento interno que ajuda o usuário a manter o smartphone limpo. O app está disponível para todos os usuários do Android e pode ser baixado na Google Play Store.
A versão final do Android Go foi lançada, mas até agora ninguém pode usá-lo: ainda não há nenhum smartphone anunciado com a plataforma. A expectativa é que os primeiros modelos cheguem às lojas indianas no começo de 2018. Ainda não se sabe se há planos para lançar o Android Go em outras partes do mundo, como o Brasil.