Georges Méliès é homenageado com Doodle do Google em realidade virtual

Redação03/05/2018 13h59, atualizada em 03/05/2018 14h46

20180503113236

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O cineasta francês Georges Méliès é celebrado na página inicial do Google nesta quinta-feira. 3. O Doodle, o primeiro feito em realidade virtual, homenageia os 106 anos do lançamento do filme “A Conquista do Polo” no dia 3 de maio de 1912. A animação em 360 graus pode ser assistida em visores VR como o Google Cardboard e o Samsung Gear VR, bem como usando os cursores no player de vídeo.

Méliès foi um dos pioneiros do cinema e dos efeitos especiais. Antes de se tornar cineasta, ele era mágico, e os truques de magia serviram de inspiração para os efeitos que ele realizaria mais tarde em seus filmes. Graças a esses efeitos, ele foi um dos primeiros a criar cenas de cinema que seriam “impossíveis” na vida real, como partes do corpo que se movem sozinhas e pessoas que desaparecem. O Doodle pode ser visto abaixo:

A criação do Google faz referência a vários efeitos comuns da obra de Méliès, como transições súbitas de figurino e cenário e duplicações de personagens. Ela se encerra com outra referência à obra do cinegrafista: uma viagem à Lua na qual o foguete acaba atingindo o “olho” da lua, como no filme de Méliès de 1902.

Segundo a diretora do Doogle, Hélène Leroux, trata-se de uma homenagem adequada: “Méliès trouxe magia aos filmes por meio de dúzias de truques e ilusões. Não haveria maneira melhor de homenagear isso do que usando uma das ferramentas mais inovadoras e imersivas que temos hoje para contar histórias: a realidade virtual”.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital