Quando você faz login na conta do Google, todas as buscas feitas são guardadas nos servidores da empresa, e limpar o histórico de navegação do browser não faz com que essas informações sumam completamente. Agora, o Google vai facilitar a vida de quem quer apagar o que pesquisou no buscador com novas ferramentas que facilitam a tarefa.

Uma nova página dentro das configurações de conta do Google agora exibe os dados de pesquisa do usuário – ou seja, tudo o que ele buscou dentro do Google.

publicidade

O mais importante, no entanto, é que ficou bem fácil deletar essas informações: o Google oferece dois botões, um para excluir as pesquisas feitas na última hora, e um para apagar toda a atividade de busca vinculada à conta.

Reprodução

publicidade

Além disso, a nova página de configurações oferece informações sobre o uso dos dados pessoais pelo Google. A empresa também dá aos usuários a opção de desativar a coleta de atividade em sites e serviços do Google, dados de voz e áudio e até a personalização de anúncios.

Por enquanto, a ferramenta só está disponível para informações relacionadas ao buscador do Google, mas a empresa planeja expandir as funcionalidades para serviços como os mapas a partir de 2019.

publicidade

A nova página de configurações de privacidade já está disponível na web, tanto para desktop quanto nos celulares. O Google ainda prepara uma atualização para o app do buscador no iOS e Android que vai oferecer as mesmas ferramentas.

publicidade