O Google anunciou uma pequena novidade, mas que promete ser muito útil para os usuários do pacote de produtividade da empresa. Trata-se links com o final “.new” (Novo, em inglês), que pode ser usado para criar um documento no Docs, tabela no “Sheets” e outros tipos de arquivos online. O recurso funciona a partir de qualquer navegador.

Anunciada pelo Twitter do Google Docs, a novidade promete cortar o tempo necessário para que o usuário crie um documento nos aplicativos “Office” da empresa. Anteriormente, era preciso abrir o Google Drive ou suíte de produtividade e fazer uma navegação pelo menu até a criação do arquivo. Agora, basta digitar um dos seguintes atalhos para seguido pela termo “.new”.

Para criar um documento de texto no Docs, basta digitar “doc.new”, “docs.new” e “document.new”. Já para criar uma tabela os atalhos são: “sheet.new”, “sheets.new” e “spreedshets.new”. Para apresentações, é preciso usar o “slide.new”, “slides.new” ou “presentation.new”. Por fim, formulários podem ser criados por ‘form.new” e “forms.new”; enquanto sites utilizam “site.new”, “sites.new” e “website.new”.

Por enquanto, o Google lançou apenas atalhos em inglês para criar arquivos ou documentos do Docs. Além disso, é preciso estar logado com a sua conta do Gmail para que a novidade funcione.