O Android Oreo recebeu sua primeira atualização nesta terça-feira, 5, com o lançamento da versão 8.1 do sistema. A nova versão começou a ser distribuída para celulares Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel, Pixel XL, Nexus 5x e Nexus 6p, além do tablet Pixel C. Outras fabricantes também receberam o código-fonte da nova versão para poderem preparar seus próprios modelos para o sistema.

O novo sistema traz uma série de pequenas mudanças que estéticas, com as novidades de interface introduzidas no Pixel 2 chegando aos modelos de 2016, como a barra de buscas do Google migrando para baixo, próximo aos botões de navegação do sistema, e um novo widget no topo substituindo a pílula do Google.

Nos bastidores, uma das mudanças importantes foi a introdução de uma nova API para execução de tecnologia de aprendizado de máquina dentro do celular, utilizando hardware dedicado para isso ou descarregando a função no processador do aparelho. O Pixel 2, por enquanto, é o único aparelho a sair de fábrica com hardware dedicado para a função, o Pixel Visual Core, mas é possível que outros modelos adotem medidas similar a partir do ano que vem.

Outras melhorias pequenas também chegam, como um indicador ao lado do ícone de Bluetooth que mostra o nível de bateria do dispositivo conectado ao celular. Ao pressionar o botão de desligar, o usuário verá um novo tipo de alerta lateral, logo ao lado do botão, perguntando se ele prefere desligar o celular ou reiniciá-lo.

Uma outra mudança está em dois emojis que viralizaram recentemente. O emoji do cheeseburger com o queijo sob a carne e a caneca de cerveja preenchida pela metade mas com o colarinho flutuando magicamente no topo do copo deixaram usuários confusos, e o Google tratou de resolver isso nesta nova versão.