Antes de anunciar o Daydream, seu visor de realidade virtual concorrente ao Gear VR, da Samsung, o Google criou uma plataforma bem mais econômica para esse tipo de tecnologia: o Cardboard. Trata-se de um visor improvisado, feito de papelão, que acaba de alcançar a marca de 10 milhões de unidades vendidas.

Esse é apenas o número de Cardboards vendidos desde 2014 pelo próprio Google, sem contar as inúmeras parcerias feitas com outras empresas para distribuir edições temáticas do visor de papelão ao longo dos anos. O Cardboard não é vendido oficialmente no Brasil.

O anúncio desta quarta-feira, 1, é curioso porque o “código-fonte” do Cardboard é aberto. O Google disponibiliza de graça, na internet, as diretrizes de como montar seu próprio visor de papelão em casa, incluindo moldes e descrições detalhadas dos itens necessários. Nós do Olhar Digital já até te ensinamos como fazer um.

Ainda assim, o Google se diz orgulhoso da estratégia de vender o Cardboard pronto e de como a experiência ajudou a empresa em suas pesquisas com realidade virtual. “Nós construímos o Daydream com as lições aprendidas no Cardboard”, disse a empresa no anúncio de hoje.