O Google Fotos, aplicativo de armazenamento e organização de imagens do Google, acaba de ganhar novas funções, prometidas desde o início de junho. As novidades buscam tornar o sistema de compartilhamento do app um pouco mais dinâmico, tudo com a ajuda da inteligência artificial.

Agora o app conta com uma quarta guia, chamada “Compartilhamento”, que reúne as fotos enviadas para você pelo app e também as que você mandou para outras pessoas. Há ali também álbuns sugeridos, que agrupam fotos de um mesmo tema selecionadas pela inteligência do app.

O Fotos consegue identificar imagens de um mesmo ambiente ou com um grupo específico de pessoas, reúne-os num álbum e ainda indica quais contatos podem se interessar em receber essa coleção, mesmo que eles não tenham o Google Fotos instalado. Os álbuns também podem ser editados livremente.

Uma outra novidade do app são as Bibliotecas Compartilhadas. Acessando o menu lateral do aplicativo, o usuário pode dividir o acesso a todo o seu catálogo virtual de fotos com um outro contato, ou apenas as fotos com certas pessoas ou lugares.

Assim, sempre que uma das pessoas que tem acesso à bibilioteca postar uma foto nova ali, todos os outros também podem visualizá-la. De acordo com o Google, os novos recursos começam a chegar ao app ainda nesta quinta-feira, 29.