Se você tem um iPhone com apenas 16 GB de espaço de armazenamento ou um smartphone com essa mesma capacidade (ou pior), é provável que falta de memória seja um dos problemas mais frequentes que você enfrenta. Você vai tirar uma foto, pede para todo mundo fazer pose e, então, descobre que seu celular não tem mais espaço para gravar novos arquivos.
Felizmente, há uma maneira simples de liberar espaço na memória do seu celular usando o Google Fotos, um aplicativo do Google (sim, ele funciona em iPhones também). Ele permite que você armazene todas as suas fotos e vídeos nos servidores do Google; assim, elas não ficam ocupando espaço no seu celular, e você pode visualizá-las quando quiser (contanto que tenha conexão com a internet).
O aplicativo permite o armazenamento ilimitado de imagens com até 16 MP e de vídeos em resolução até Full HD. Caso as suas imagens tenham resolução maior que isso, o aplicativo ainda as armazenará, mas elas ocuparção os 15 GB da sua conta do Google. De qualquer maneira, dá pra armazenar muita coisa.
A seguir, mostraremos alguns passos simples para usar o Google Fotos para limpar espaço no seu celular. Confira:
1) Baixe o Google Fotos pelo Google Play (Android) ou pela App Store (iOS);
2) Abra o aplicativo. Se quiser, veja a explicação; senão, pule-a;
3) Clique no ícone de Menu (as três barras horizontais na parte superior esquerda da pagina inicial). No menu lateral que se abre, selecione “Pastas do Dispositivo”;
4) Essa página mostra todas as pastas do celular que estão sendo sincronizadas com o Google Fotos. Sempre que uma imagem entra nessas pastas, o aplicativo espera até ter Wi-Fi e faz backup da imagem. Se a pasta não estiver listada, o backup não será realizado;
5) Após algum tempo usando o aplicativo, clique no ícone de Menu e selecione a opção “Liberar espaço”. Quando você fizer isso, o Google Fotos vai oferecer a opção de apagar da memória do seu celular todas as imagens que já estão gravadas na nuvem. Selecione “Remover” e pronto, elas serão apagadas.
Lembre-se de que uma vez que as fotos tenham sido salvas na nuvem e excluídas do seu celular, acessá-las exigirá conexão com a internet. É importante ficar atento quanto a isso, porque, senão, você pode rapidamente esgotar a sua franquia de dados vendo fotos antigas.