O Google adicionou nesta quarta-feira (9) uma nova aba que facilita a instalação do app Bitmoji pelo Gboard. Incluído no teclado inteligente há cerca de 2 anos para concorrer com os Memojis da Apple, mas sem alcançar o mesmo sucesso, o Bitmoji permite a criação de figurinhas baseadas na aparência do usuário. Com a atualização, a empresa tenta aumentar a popularidade do aplicativo.
Anteriormente, a instalação do Bitmoji via Gboard só era disponível dentro da aba de stickers, de maneira bem menos proeminente. Agora, a aplicação tem sua própria seção, que redireciona o usuário para a página de download do app na Play Store, caso ele ainda não esteja instalado.
A integração do Bitmoji já está disponível para o Gboard beta 9.8.
Novidade causa controvérsias
A atualização, porém, foi criticada pela promoção de uma nova seção que não é parte nativa do Gboard. A prática do que muitos consideram como uma “auto-propaganda” dentro do teclado também desagradou parte dos usuários.
Lançado originalmente para Snapshat, o Bitmoji foi incluido no Gboar para concorrer com os memojis da Apple. Créditos: Tada Images/Shutterstock
No entanto, os relatos iniciais indicam que o posicionamento desta nova aba continua relativamente discreto e que não deve atrapalhar aqueles que não são fãs dos Bitmojis.
Google aposta nos emojis
Em julho deste ano, o Google já havia lançado uma barra de atalho para emojis no teclado virtual, além de anunciar a chegada de 117 novas figuras para o último trimestre.
Além disso, inspirada no sucesso da conta Emoji Mashup Bot no Twitter, o aplicativo também passou a oferecer uma seleção de adesivos que combinam dois emojis existentes para criar um completamente novo, conhecida como Emoji Kitchen.
😥 sad-relieved + 😷 med-mask = pic.twitter.com/fv3zLpJKWr
— Emoji Mashup Bot (@EmojiMashupBot) September 9, 2020
A tendência é que os emojis sejam cada vez mais integrados as funções do teclado e de outras aplicações da empresa, já que as figurinhas se tornaram parte essencial da comunicação e da cultura pop no século XXI.
Fonte: Android Police