As capturas de tela, conhecidas também como “prints”, são uma forma de salvar informação, ou até mesmo de compartilhar o que se está vendo com os amigos. Os mais famosos são de conversas de WhatsApp ou de artigos na internet. Porém, quando o usuário quer capturar uma quantidade de texto muito longa, fazer várias capturas pode ser bastante confuso, já que a ordem pode ser alterada na hora de enviar, comprometendo o entendimento do destinatário.
Pensando nisso, algumas empresas (como Samsung, Xiaomi e HTC) implementaram um recurso de captura de tela com rolagem, que permite ao usuário fazer uma captura de uma conversa extensa, por exemplo, sem precisar salvar diversos arquivos. Como esse não é um recurso nativo do Android, muitos usuários pedem para que seja implementado ao sistema. Entretanto, o Google respondeu a uma solicitação de implementação, atribuindo o status de “inviável”.
O site Android Police foi quem percebeu a resposta da empresa, através do fórum destinado aos usuários que solicitam novos recursos. Segundo a página, a resposta do Google foi: “Obrigado por enviar sua solicitação de novo recurso. Após análise juntamente aos nossos engenheiros de software, a função não poderá ser implementada neste momento”. Essa resposta deixou muitos usuários do Android chateados, já que essa era uma funcionalidade bastante solicitada e que está disponível para alguns aparelhos específicos.
O que chamou a atenção, foi a falta de interesse do Google em padronizar a funcionalidade em todos os dispositivos que carregam o seu sistema operacional, como eles geralmente fazem. Contudo, como o recurso não virá no Android Q, esperamos que essa função possa ser implementada no Android R. E enquanto não temos uma maneira oficial de realizar essa ação, alguns aplicativos de terceiros podem ajudar nisso, permitindo que as capturas de tela com rolagem sejam feitas.
VIA: Android Police