O Google planeja descontinuar a modalidade paga do serviço de pesquisa personalizada Site Search, mantendo apenas a versão gratuita, que contém propagandas da empresa. Através da ferramenta, qualquer site é capaz de adicionar em sua página um campo de busca personalizado alimentado pela mesma tecnologia que o Google.com.

Segundo o site Fortune, a companhia divulgou seus planos aos clientes e parceiros por e-mail na última terça-feira, 21, mas a notícia não foi anunciada publicamente. Os detalhes a respeito do novo direcionamento do Google para o produto devem ser revelados em breve.

O Site Search existe desde 2008 e os usuários existentes serão direcionados para uma alternativa gratuita, mas com suporte de anúncios, até que as assinaturas expirem. No entanto, a partir de 1º de abril, novas inscrições e renovações deixarão de estar disponíveis.

Na época em que foi lançado, o Site Search foi direcionado para sites de todos os tamanhos, sendo que os preços variavam de US$ 100 por ano para blogs até US$ 2.000 para empresas de médio porte.

Via Fortune