Google detalha atentado a prédio do YouTube e promete reforçar segurança

Daniel Junqueira05/04/2018 12h20, atualizada em 05/04/2018 12h25

20180403172634

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google e o YouTube emitiram um comunicado a respeito do atentado à sede do serviço de vídeos na terça-feira, 3. Uma atiradora entrou nas instalações do YouTube em San Bruno, nos Estados Unidos, e deixou três pessoas feridas antes de tirar a própria vida.

No comunicado, o Google enaltece a ação de seus funcionários e das equipes de resgate que auxiliaram em todo o processo, de acordo com o 9to5Google.

A atiradora, identificada como sendo a youtuber Nasim Aghdam, entrou no campus do YouTube durante o horário de almoço. Ela invadiu o prédio a partir da garagem e abriu fogo em uma lanchonete na área externa, sem nunca ter conseguido acessar os escritórios da empresa.

Os serviços de emergência demoraram dois minutos para chegarem ao local, e a ação deles foi bastante elogiada pelo Google. “Eles entraram no nosso prédio para proteger a vida dos nossos funcionários. Foram diversos atos de heroísmo tanto dos serviços de emergência, particularmente da polícia de San Bruno, quanto dos empregados. Alguns funcionários voltaram ao prédio com policiais para dar acesso ao nosso espaço. Outros ajudaram os feridos ou deram aos policiais orientações e detalhes sobre a atiradora,” diz o comunicado.

Segundo o Google, funcionários do escritório estão sendo encorajados a tirar dias de folga ou a trabalhar de casa. A segurança das instalações em San Bruno está sendo melhorada, assim como em outros escritórios do Google espalhados pelo mundo.

Das três vítimas que ficaram feridas após os disparos de Aghdam, duas já receberam alta do hospital, enquanto a terceira segue em estado crítico. A polícia de San Bruno acredita que o atentado foi motivado pela insatisfação da youtuber com mudanças feitas na monetização de vídeos do YouTube.

Ex-editor(a)

Daniel Junqueira é ex-editor(a) no Olhar Digital