Não é raro o Google lançar um serviço em uma versão beta (que tecnicamente seria ainda incompleta, para testes) e mantê-lo neste status por um longo tempo. Talvez o exemplo mais marcante tenha sido o GMail, que foi um beta durante mais de cinco anos.

Mas outros serviços têm mais sorte. Nesta semana quem foi “promovido” foi o Google Dataset Search, que deixou o estágio beta 16 meses após o lançamento. A ferramenta foi criada para compartilhar e buscar informações em “datasets”, grandes conjuntos de dados agrupados em um tema específico, que podem ser usados para pesquisa acadêmica, testar uma hipótese ou mesmo treinar uma inteligência artificial.

Segundo o Google, o Dataset Search tem acesso a mais de 25 milhões de datasets publicamente disponíveis, muitos deles originários de órgãos governamentais. Os temas são os mais variados possíveis, de um conjunto com 9 mil imagens de gatos, com características faciais anotadas para treinamento de IA a dados sobre a população dos EUA.

A ferramenta também ganhou uma versão Mobile e novos filtros, que permitem escolher quais tipos de dados você quer ver (como tabelas, imagens ou texto). Além disso, há mais informações sobre os datasets e as organizações que os publicam.

Fonte: TechCrunch