No final da semana passada, o Google anunciou que começará a testar mudanças em seu algoritmo de buscas para que ele avalie primeiramente sites desenvolvidos para dispositivos móveis. Atualmente, o algoritmo de busca do Google gira em torno das versões ‘desktop’ dos sites.

O motivo para isso, segundo a empresa, é que atualmente mais buscas são feitas por meio de dispositivos móveis do que por computadores tradicionais. No entanto, o buscador ainda avalia os sites primeiramente pelo conteúdo de sua versão para desktop, o que faz com que alguns resultados pouco adequados apareçam para usuários de smartphones ou tablets.

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A empresa anunciou que não pretende fazer um índice separado de páginas mobile e de páginas para desktop. No entanto, as páginas otimizadas para dispositivos móveis terão prioridade no índice de buscas da empresa. Com isso, a experiência de navegação nesses dispositivos deve se tornar mais suave. No entanto, o Google afirmou que ainda levará alguns meses para ser totalmente implementada

O que muda?

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Para desenvolvedores de sites, essa mudança significa que as versões do site para dispositivos móveis serão ainda mais importantes. Segundo a empresa, sites que têm o mesmo conteúdo entre as suas páginas mobile e desktop, que sejam responsivos ou tenham “dynamic serving”, não precisarão realizar qualquer tipo de alteração.

De acordo com o Engadget, no entanto, sites que têm conteúdo diferente entre suas versões para desktop e mobile precisarão realizar alterações. O principal foco será evitar negligenciar a versão do site para dispositivos móveis e garantir que o conteúdo do site seja facilmente encontrável a partir de buscas feitas de qualquer plataforma.

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Com o tempo, a ideia da empresa é que os usuários que realizam buscas a partir de smartphones e tablets recebam resultados mais adequados em seus aparelhos. Usuários de PCs também continuarão a ver páginas adequadas; no entanto, sites adaptados para as duas plataformas aparecerão primeiro entre os resultados das buscas. Mais detalhes podem ser vistos no blog do Google para Webmasters.