O Google liberou nesta segunda-feira, 24, a última versão de testes do Android O antes do lançamento final, que deve acontecer em agosto. Junto com a atualização, a empresa incluiu o easter egg do Android O que normalmente tem a ver com o nome final da versão, geralmente associado a alguma sobremesa. Para a surpresa de todos, o sistema mostra apenas um polvo.
Não faz nenhum sentido em português, mas “polvo” em inglês é “octopus”, o que poderia ser um indício do nome da versão final do sistema operacional.
Os mais sagazes podem ter percebido que polvos não são uma sobremesa, e estariam totalmente certos. No entanto, não existem muitas opções de doces com a letra “O” no idioma inglês. A aposta mais frequente era o Android Oreo, em referência ao biscoito (ou bolacha, dependendo da sua região) recheado popular no mundo inteiro. O problema é que o uso da marca dependeria de acordos comerciais, como o costurado com a Nestlé na época do KitKat.
O site The Verge também aponta uma coincidência interessante entre polvos e a nova versão do Android. Polvos têm oito tentáculos, enquanto a próxima atualização do sistema tem a numeração 8.0.
Isso dito, tudo pode ser apenas uma brincadeira do Google, como um despiste para revelar o verdadeiro nome apenas com o lançamento da versão final do Android. Historicamente, a empresa nunca deu pistas claras sobre os nomes das atualizações do sistema, mas já deu vários indícios falsos. Antes de revelar o Android Nougat, o executivo Hiroshi Lockheimer chegou a dar todos os indícios de que a versão seria chamada de Nutella.