Há um ano, o Google lançou a ferramenta “Test My Site”, que permitia a pessoas e empresas testarem o desempenho de seus sites para receber uma nota. Hoje, o Google estreou uma nova versão do recurso que tem o objetivo não apenas de informar o desempenho do site, mas também dar dicas para que ele seja melhorado.

Ao acessar o recurso, o usuário vê apenas um espaço para inserir o link de seu site. Jogando o link lá, a ferramenta realiza uma série de testes para determinar o desempenho do site. Antigamente, ela resumia esse desempenho em três categorias: “velocidade mobile”, “velocidade desktop” e “otimização mobile”, mas a nova versão oferece mais informações.

Dentre elas estão a velocidade de carregamento do site em celulares e tablets (e o número de visitantes que ele pode estar perdendo) e um comparativo que coloca lado-a-lado o site testado com sites do mesmo ramo – e portanto possivelmente concorrentes. O Google também passará a oferecer um relatório com recomendações para deixar o site mais rápido. 

Três segundos ou nada

Segundo Marcella Motta, a especialista de produtos do Google responsável pela nova versão da ferramenta, a velocidade recebe mais destaque nessa atualização. “O comportamento do consumidor mudou muito”, diz ela sobre a importância de ter um site rápido, ressaltando que 40% das pessoas abandonam um site se ele não carrega em até três segundos. 

Marcella considera que a ferramenta pode ajudar a criar uma mudança nas prioridades dos desenvolvedores, que hoje precisam estar cientes de que mais da metade dos acessos é feito por meio de dispositivos moveis. “A jornada do consumidor hoje é muito mais complexa do que antes”, diz.

Quanto às mudanças específicas que podem ser feitas para agilizar os sites, Marcella diz que não há como citar alterações gerais que possam ter efeito em vários sites – essa “falta de mapeamento”, segundo ela, é um dos fatores que exigem que cada site seja avaliado individualmente. No entanto, ela ressalta que medidas como comprimir imagens e reduzir o número de solicitações podem ajudar a fazer sites carregarem mais rapidamente.