O Google apresentou uma nova versão da API (interface de programação de aplicação) do seu código de verificação para acesso a sites ou serviços, o famoso – e irritante – reCAPTCH. A boa notícia é que agora o processo não vai mais exigir interação do usuário.

Primeiro vale explicar o que é essa palavra esquisita. Os reCAPTCHAs são testes comuns na Web e são projetados para diferenciar usuários reais de bots (pequenos trechos de códigos com função específica). Eles garantem que é um humano que está tentando acessar o site e não um código que está tentando invadir ou apenas gerar tráfego.

Você deve ter se lembrado agora: toda vez que ia acessar um site, tinha que digitar um texto que aparecia com caracteres distorcidos. E também há outra versão do reCaptcha em que aparecia uma janela com fotos diversas e o sistema pedia para você escolher todas as fotos que tinham carros ou árvores, etc. O fato é que é um processo muito irritante e, caso errasse algum, teria que repetir tudo de novo. O processo foi melhorado e, para passar no processo de login, bastava clicar na caixa de verificação para dizer que era um humano que estava tentando acessar o site.

Reprodução

reCAPTCHA v1 e v2, respectivamente

E agora, finalmente, o reCAPTCHA v3 usará uma nova tecnologia proprietária do Google em que os visitantes receberão “pontuações de risco” com base em sua origem ou na ação que estão realizando no site. A pontuação vai de 0,1 (ruim) a 1 (bom). Com base nessa pontuação, os administradores podem saber quando o tráfego no website está com um comportamento fora do comum.

O código do reCAPTCHa também está em mais camadas do site e não apenas no processo de login. E isso aumenta a precisão em identificar se é um humano ou um bot que está acessando o site. A interação ainda não consegue ser eliminada, pois podem aparecer dúvidas no sistema , o que faz aparecer a caixa de verificação para o usuário. Mas vai diminuir bastante.

O maior benefício do reCAPTCHA v3 é que os proprietários de websites agora podem controlar e decidir como a página reage a bots e tráfego ruim e não precisam que o Google tome essas decisões por eles, pois essa era a regra com as versões v1 e v2.

O reCAPTCHA v3 estará disponível no final desta semana e os usuários poderão encontrar mais informações sobre ele no site oficial e no anúncio feito pelo Google.