O Google anunciou nesta quinta-feira, 25, novidades para o seu sistema de controle de anúncios. A principal delas é a de que, a partir de agora, usuários poderão esconder anúncios de varejo que os perseguem pela internet.

Por exemplo: você visita um site de material esportivo, dá uma olhada em alguns tênis e calçados, mas não compra nada. Em seguida, anúncios daqueles produtos começam a aparecer em todo lugar, no Facebook e em outros sites do Chrome, de tempos em tempos.

Estes são os chamados “anúncios de lembrete”. Com a atualização disponibilizada pelo Google nesta quinta, é possível remover estes banners da sua navegação pela web. A desativação dura 90 dias e não impede que novas propagandas sejam geradas.

Para fazer isso, você precisa fazer login com sua conta do Google no site Minha conta e, em seguida, procurar por Configurações de anúncios. Vá até “Seus anúncios-lembrete” e confira os nomes das lojas que estão te rastreando para fornecer anúncios de produtos nos quais você demonstrou interesse. É só clicar no X ao lado de cada nome para silenciar esses anúncios por 90 dias.

Reprodução

O Google, porém, lembra que a desativação não se aplica a todas as lojas da web. “Os sites e aplicativos que não usam os serviços de anúncios do Google continuarão exibindo os anúncios-lembrete”, disse a empresa. Além disso, a desativação vale tanto no celular quanto no PC.

“Nós planejamos expandir essa ferramenta para controlar anúncios no YouTube, na busca e no Gmail nos próximos meses”, afirmou ainda o Google. A empresa também disse que a ferramenta “Remover esse anúncio” agora funciona também em qualquer dispositivo conectado á sua conta.