O Google Shopping ganhou uma funcionalidade que vai ajudar quem deixou para comprar o presente de natal na última hora. A partir de agora, o buscador avisa quando o produto buscado está em estoque em uma loja física próxima à sua casa. Assim, é possível evitar uma ida desnecessária até o local ou até mesmo a frustração com uma entrega que não chegará a atempo.
Batizada de Local Inventory Ads (LIA), algo como anúncios de estoque local, a ferramenta do Google mostra uma pequena etiqueta com a distância para a loja com unidades disponíveis. O aviso aparecerá tanto na tela principal do buscador como na página de detalhes do Shopping, que foi otimizada para exibir o endereço da loja.
Segundo o Google, o sistema usa três diferentes classificações: “Em estoque” aparece quando a quantidade da mercadoria em loja costuma ser suficiente para a demanda regular do local. Já “Estoque limitado” significa que há poucas unidades disponíveis e o consumidor pode não encontrar o produto caso demore muito para ir à loja. Por fim, “sem estoque” indica que não há mais nada disponível.
Para garantir que as informações estão corretas, o Google fechou uma parceria com grandes varejistas para conectar o estoque físico aos anúncios de buscas. Além disso, as informações são atualizadas, pelo menos, uma vez ao dia.
Por enquanto, o anúncio de disponibilidade de estoque do Google funciona com as seguintes lojas: FastShop, Saraiva, Livraria Cultura, Magazine Luiza, Leroy Merlin, C&A, Beauty Box (do grupo O Boticário), Havan, Centauro e Lojas Renner. No entanto, a empresa de buscas garante que a lista de lojas participantes deve aumentar já no início do ano.