Não é o seu computador, o Google Agenda é que está inativo. Como mostrado na página oficial do serviço, houve alguns problemas ao acessar o serviço de compromissos em todo o mundo. Segundo uma atualização de status da falha, o Google informou que pretende corrigi-la até às 14:40 (horário de Brasília) de hoje, mas que essa manutenção pode ser prolongada se forem encontrados mais problemas.
Enquanto a a correção não é lançada, diversas pessoas estão encontrando problemas para acessar o serviço. Os principais afetados são os usuários de computadores. As sincronizações de eventos nos celulares também podem ter sido afetadas, embora o aplicativo continue funcionando normalmente.
Ontem (17), foi noticiado pelo The Wired que, por meio de certas vulnerabilidades no Google Agenda, era possível apresentar janelas de phishing e pop-ups no próprio calendário. Além disso, diversos convites para uso do serviço foram gerados pelos hackers e enviados para várias pessoas.
O ataque foi confirmado pela equipe de segurança Kaspersky. Seja como for, não há conexão confirmada entre os ataques de phishing e a queda do serviço, que pode ter acontecido por diversas outras razões.
Ao que parece, os problemas estão sendo concentrados nos Estados Unidos e no Japão. No Brasil, alguns usuários também estão enfrentando o problema. Por aqui, a falha está mais concentrada na região sudeste do país. Por enquanto, devemos esperar que o Google resolva o bug, algo que, em situações semelhantes no passado, não levou mais que algumas horas.
Até o momento, o site Downdetector, que monitora o desempenho dos principais serviços online pelo mundo, registrou entre 10hs e 13hs desta terça-feira (18/6), mais de 4,3 mil ocorrências a respeito da queda do Google Agenda.
Via: Genbeta