O Google enfim se pronunciou abertamente sobre os problemas relatados com o Pixel 2, seu mais novo smartphone.
Em um texto publicado na última quinta-feira, 26, o vice-presidente de engenharia da empresa, Seang Chau, abordou as questões em torno da tela do Pixel 2 XL, garantindo que não há nenhum problema sério, mas que serão lançadas atualizações de software para remediar as situações reportadas.
Há basicamente duas preocupações com o display, a primeira é a de que ele não exibe cores vibrantes, e a segunda é de que ele já está apresentando burn-in com pouquíssimos dias de uso.
Tela apagada
Em relação ao primeiro problema, Chau disse que ele é fruto de uma melhoria implementada pelo Pixel 2 e pelo Android 8.0. O sistema passou a ser capaz de exibir cores em sua tonalidade real, aquela que os designers escolheram para seus aplicativos, e isso causa estranhamento porque até então o sistema (e outros aparelhos) “esticavam” as cores justamente por não conseguirem processá-las em sua totalidade. O resultado dessa manobra eram cores saturadas.
“Modo de coloração realmente é uma escolha de usuário”, escreveu o executivo. “Muitos usuários preferem cores precisas; outros preferem cores mais saturadas. O que descobrimos é que você pode se tornar aclimatizado a ambas.”
Para acalmar os descontentes, o Google vai atualizar o Android com uma opção que permite transitar mais diretamente entre as configurações. Já era possível mexer nas cores, mas agora essa mudança ficará mais fácil.
Tela marcada
O outro problema, do burn-in, será corrigido com uma série de truques de software. Um deles consistirá em tornar a barra de navegação mais transparente em momentos de inatividade, o que evita que ela fique marcada na tela.
O Google também reduzirá o nível máximo de brilho da tela de uma forma que será ao mesmo tempo imperceptível para o usuário e eficaz no combate ao burn-in. E a empresa vem conversando com desenvolvedores para que eles usem cores mais leves na barra de navegação.
Pixel barulhento
Mas esses não são os únicos problemas do Pixel 2. Um porta-voz da empresa identificado apenas como Orrin informou que os barulhos esquisitos que alguns usuários estavam escutando é fruto de um bug no NFC e não afeta a performance do aparelho.
“Mas, se você achar isso incômodo, pode desativar o NFC temporariamente”, escreveu ele, informando que uma atualização de software acabará com o som de uma vez por todas.
Todas essas atualizações do Android — para arrumar as cores, diminuir o burn-in e eliminar o barulho — sairão dentro das próximas semanas.