O Google anunciou um novo recurso de privacidade no Gmail que reduz consideravelmente a coleta de dados relacionados aos e-mails dos usuários. Em troca, o Gmail deixa de oferecer recursos inteligentes como Smart Compose e as caixas de entrada prioritária, de promoções e social.
O Gmail ganhou uma série de funcionalidades ‘smart’ ao longo dos últimos anos, incluindo categorização automática de e-mails, textos escritos por inteligência artificial e detalhes de passagens aéreas e compras. Por um lado, o Google diz que são facilidades para quem usa seu e-mail. Por outro, defensores de privacidade online questionam a coleta e uso dos dados pessoais para que essas funcionalidades sejam aproveitadas.
Para o Gmail oferecer detalhes do seu voo, ele tem acesso ao texto dos e-mails que você recebe: ou seja, os robôs do Google leem suas mensagens.
Novas opções de privacidade do Gmail. Imagem via Google/Reprodução
A partir de agora será possível abrir mão de todos os recursos especiais e continuar usando o Gmail como um e-mail comum. O Google vai adicionar uma nova configuração nas preferências do usuário permitindo que ele desative essas funcionalidades. Um alerta questionará se o usuário deseja prosseguir sabendo que nem tudo funcionará como antes, e que é possível reativar no futuro.
Mais poder de decisão sobre os dados
O Google também adicionará ao Gmail, Chat e Meet outra opção para dar mais controle sobre a coleta e uso de informações pessoais. Os usuários poderão escolher como os dados desses serviços serão compartilhados em outros aplicativos do Google.
Ao permitir, serviços como o Maps continuarão exibindo informações sobre suas reservas, por exemplo, assim como informações coletadas dos aplicativos continuarão sendo usadas no Assistente e Google Pay.
Caso o usuário decida não autorizar o compartilhamento, continuará podendo usar os serviços, mas com alguns recursos limitados pela falta de dados.
As novidades serão disponibilizadas ao longo das próximas semanas. Com elas, o Google enfim dá algum poder de decisão aos usuários: eles podem escolher compartilhar menos dados abrindo mão de recursos que talvez não sejam tão importantes para algumas pessoas.
Via: 9to5Google