O Google resolveu dar uma força aos usuário do Gmail, integrando seu serviço de e-mails à outras plataformas de armazenamento na nuvem, como Dropbox, Atlassian, Box e Egnyte, sem precisar sair da caixa de entrada. São novas extensões que faciltam incluir arquivos nesses serviços ao enviar e-mails corporativos pelo Gmail. O recurso já está disponível em todo o mundo.

Por exemplo, no caso do Dropbox, os usuários podem acessar todos os arquivos armazenados na plataforma na hora de escrever um novo e-mail. Não é mais necessário baixar um arquivo em outra aba do navegador e depois anexá-lo ao e-mail. No caso dos outros serviços, os processos são similares.

O novo recurso funciona em todas as plataformas compatíveis com o Gmail, tanto em smartphones quanto na web. No caso do G Suite, a plataforma de soluções para escritórios do Google, os administradores podem escolher ativar ou desativar a funcionalide, dependendo da política de software das empresas. A partir do momento o uso for liberado para seus funcionários, eles poderão encontrar a extensão no G Suite Marketplace. O Google afirma que, no futuro, haverá outras extensões em seu marketplace para outros serviços.

Para instalar a extensão, abra o Gmail e, na lateral direita, clique no botão com o sinal de mais (+). A janela do G Suite será aberta. Tudo o que precisa fazer é buscar por um desses serviços citados e clicar para instalar o complemento. Pronto. Agora, quando você for enviar e-mail, vai notar um ícone do app escolhido para anexar arquivos dele sem a necessidade de sair da caixa de escrita do Gmail.

-> Conheça a história do Gmail
-> Como organizar a sua caixa de entrada no Gmail
-> Confira dicas para aproveitar melhor o Gmail