Gamers: a nova menina dos olhos do mercado

Como os amantes de jogos eletrônicos viraram o foco das fabricantes de notebooks
Redação06/11/2018 13h44, atualizada em 06/11/2018 17h00

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Há menos de um mês chegou ao fim a 11ª edição da Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina. A feira recebe mais 300 mil visitantes entre eles fãs de videogame, entusiastas, jogadores profissionais e amadores, e mais de 200 marcas, que apresentam as novidades do mercado de PC, console, mobile, realidade virtual, card games e jogos de tabuleiro, além dos maiores lançamentos em jogos.

Mas qual será o motivo de tanta gente ser atraída para esse tipo de evento? Segundo um levantamento realizado pela NewZoo, uma das consultorias de pesquisa de mercado do setor, o Brasil é o principal mercado de jogos eletrônicos da América Latina e o 13º no ranking mundial. Hoje existem vários times profissionais de esportes eletrônicos no país e o número de clubes de futebol e empresas que investem em esports não para de crescer, já que esses times arrastam uma multidão de fãs que inclusive prestigiam competições em estádios, tendo mais público que algumas partidas de futebol.

O esports, ou esporte eletrônico, também ajudou na alavancada do mercado de equipamentos gamers. Segundo uma pesquisa feita pela agência Seeds Market Research, os fãs de esports tendem a consumir o dobro de produtos que a média de outros gamers e são os que mais investem na manutenção de seus hábitos. Além disso, esses consumidores querem a facilidade de jogar de maneira compartilhada, não só online e multiplayer, mas estar presente na casa de um amigo e os dois jogarem no mesmo espaço físico, algo que só um laptop permite.

Diante desses consumidores e desse mercado gigantesco, o que a indústria de notebooks tem para oferecer? Seguindo essa tendência, os principais lançamentos das fabricantes nos últimos anos foram justamente produtos gamers. Para você que pensa que notebook é um equipamento direcionado apenas para uso pessoal e profissional, isso já mudou faz muito tempo. Hoje as grandes empresas têm linhas especiais para jogadores que incluem notebooks, monitores, mouses, headsets e outros equipamentos gamers.

Mas você sabe quais são as principais diferenças entre um notebook gamer e um notebook comum? Como os jogadores precisam rodar jogos pesados, o notebook gamer tem um sistema de refrigeração preparado para aguentar picos máximos de funcionamento durante mais tempo, ou seja, o sistema dá conta de manter a temperatura da máquina, o que não acontece no laptop comum. Os jogos geralmente exigem velocidade, memória e armazenamento, o que pede um processador potente e placa de vídeo robusta com uma boa GPU (Unidade de Processamento Gráfico), que é responsável por rodar jogos com qualidade superior. Além disso, outros componentes que podem ser encontrados nesses equipamentos são bateria mais longa e teclado com retroiluminação para jogar em ambientes escuros.

No caso de acessórios que podem ser utilizados junto com o notebook, os mouses têm design que proporciona mais segurança na movimentação e os headsets têm tecnologia que oferece um som mais limpo para atender aos objetivos do jogo de maneira eficaz. Além disso, os notebooks têm a capacidade de aceitar acessórios como dispositivos de realidade misturada, (o conteúdo digital interage com o mundo real), que são a evolução da realidade virtual, mas para isso precisam de uma placa de vídeo poderosa (por exemplo, uma GeForce GTX 1060) para renderizar várias imagens em paralelo.

Com toda a adaptação de produtos oferecidos no mercado, as empresas precisam se reinventar e se ajustar a esse novo consumidor. Cito aqui a frase de Leon C. Megginson, professor da Louisiana State University, e que serve para qualquer setor, principalmente de tecnologia: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital