Neste domingo, 25, a Samsung anunciará o Galaxy S9 e o Galaxy S9 Plus, seus novos celulares top de linha. Os dois dispositivos sucedem o S8 e o S8 Plus, respectivamente, aparelhos que trouxeram uma nova cara à linha de destaque da fabricante sul-coreana introduzindo telas curvas que cobriam praticamente toda a parte frontal do dispositivo.

Há, portanto, uma expectativa pesada em cima dos novos aparelhos. E a Samsung espera fazer frente a ela com uma série de novidades na câmera dos dispositivos, além de melhorias de hardware e sutis alterações de design. Por outro lado, de acordo com os rumores, alguns aspectos menos positivos do Galaxy S8 devem voltar no novo aparelho – e o preço dele pode ser o maior de qualquer Galaxy já lançado. 

publicidade

Como já deve ter ficado claro, muitas das informações sobre o novo celular da Samsung já são conhecidas nesse momento. Por isso, fizemos um apanhado geral das principais informações que circulam sobre os Galaxy S9 e S9 Plus. 

Hardware

Assim como o Galaxy S8, o Galaxy S9 deve trazer os processadores de última geração tanto da Qualcomm quanto da própria Samsung, dependendo de cada mercado em que ele será vendido. Isso significa que alguns modelos virão com o chip Snapdragon 845, da Qualcomm, enquanto outros trarão o Exynos 9810 da fabricante sul-coreana. 

Qualquer um desses processadores deve ser suficiente para fazer do S9 um aparelho com desempenho invejável. O Snapdragon 845 tem recursos novos para captura de imagens, inteligência artificial e segurança aos quais o aparelho da Samsung provavelmente conseguirá dar um uso muito bom. O Exynos 9810, por sua vez, promete fazer do S9 o celular Android mais rápido do mundo

Com relação a RAM, a Samsung deve seguir a tendência do S8 e lançar o S9 com 4 GB de RAM, e o S9 Plus com 6 GB de RAM – ao menos é isso que sugere uma imagem vazada de uma suposta caixa do Galaxy S9. É possível ainda que o S9 Plus seja o primeiro celular a vir com 512 GB de armazenamento. No entanto, o mais provável é que a Samsung mantenha as opções de 64 GB, 128 GB e 256 GB para o S9 Plus – o S9 deve vir apenas nas opções 64 GB ou 128 GB. 

 

Reprodução

Design

Pelo menos julgando pelas imagens vazadas até agora, a Samsung não pretende fazer nenhuma revolução com o design do S9. Ele deve manter o mesmo aspecto geral do S8, com telas curvas e bordas mínimas na parte frontal. Os tamanhos dos displays não devem mudar consideravelmente, nem no S9 nem no S9 Plus.

Uma pequena alteração deve aparecer na parte traseira: o sensor de impressões digitais, que no S8 ficava do lado da lente da câmera, deve ser mudado para debaixo da lente da câmera. Isso deve amenizar um pouco o problema de sujar as lentes na hora de destravar o aparelho. Ele deve vir nas cores preto, cinza e roxo segundo as imagens vazadas mais recentes.

De acordo ainda com um rumor do Phone Arena, o aparelho pode ser feito de um novo material chamado Metal 12. Trata-se, supostamente, de uma liga de alumínio e magnésio mais leve e resistente que o material usado nos últimos tops de linha da empresa sul-coreana. Isso à parte, os novos dispositivos devem ser bem parecidos com os do ano passado. 

Câmera

Espera-se que a Samsung diferencie bastante o S9 do S9 Plus em um aspecto: a câmera. Enquanto os dois dispositivos devem vir com uma câmera de 12 MP capaz de variar sua abertura entre f/1.5 e f/2.4, o Galaxy S9 Plus deve vir também com uma segunda lente. Essa segunda câmera também deverá ter um sensor de 12MP, mas deverá ser associada a uma lente teleobjetiva, permitindo zoom óptico.

Fora isso, os dois dispositivos devem trazer uma novidade interessante em sua câmera: a possibilidade de gravar vídeos em ultra slow motion (câmera ultra lenta). Esse dado foi revelado pela suposta imagem da caixa vazada do aparelho. Provavelmente será um recurso semelhante ao que a Sony deu ao Xperia XZ Premium.

No mais, as câmeras dos aparelhos devem trazer pequenas melhorias em suas tecnologias de foco automático e de estabilização de imagem. O Galaxy S9 Plus, com duas câmeras, deve seguir nos passos do Galaxy Note 8, que tinha estabilização óptica nas suas duas câmeras traseiras. Quanto à câmera frontal, tanto o S9 quanto o S9 Plus devem vir com um sensor de 8 MP. 

 

Bateria

A bateria também deve ser diferente entre o S9 e o S9 Plus, sendo um pouco maior no aparelho maior. Mas a duração da bateria dos dois aparelhos deve ser semelhante, uma vez que a tela do S9 Plus será maior e, portanto, exigirá mais energia para se manter iluminada. É possível até que a do S9 Plus dure um pouco menos do que a do S9, já que o S9 Plus deverá ter duas câmeras traseiras para alimentar. 

Em termos numéricos, as baterias do Galaxy S9 e do S9 Plus devem ter 3.000 mAh e 3.500 mAh, respectivamente. Outro obstáculo para se determinar a duração delas é o fato de que nem todos os modelos terão o mesmo processador. Dependendo do processador (se for o Snapdragon 845 ou o Exynos 9810), a vida útil da bateria pode acabar variando. 

De qualquer maneira, os novos aparelhos deverão seguir o S8 e o S8 Plus incluindo uma série de recursos de economia capazes de estender a duração das baterias. Aqueles aparelhos permitiam, por exemplo, que o usuário reduzisse a resolução da tela para fazer com que a bateria rendesse um pouco mais, e os novos disositivos devem ter opções semelhantes.  

Reprodução

Software e recursos

Se você não gosta da Bixby, temos más notícias para você: ela provavelmente continuará tão presente no Galaxy S9 quanto era no S8. É possível que a Samsung permita que o botão usado para chamá-la seja alterado para responder a outras funções, mas considerando que a empresa até agora não mudou isso no S8, é pouco provável que isso aconteça.

Por outro lado, o S9 deve manter um recurso muito querido dos usuários: a saída de fones de ouvido, que muitos celulares top de linha do último ano infelizmente omitiram. O celular não terá apenas a saída, mas deve vir também com um par de fones de ouvido da AKG, assim como aconteceu com o S8. 

Com relação ao software, o S9 deve ser parecido com o S8, mas trazendo de fábrica o Android 8.0 – com as pesadas modificações feitas pela Samsung, como não poderia deixar de ser. E assim como o S8, o S9 também deve ser compatível com recursos de carregamento sem fio. No entanto, é provável que a estação de carregamento wireless seja vendida separadamente. Na caixa, o celular deverá vir com um carregador capaz de carregar sua bateria de maneira bastante rápida.

Preço e lançamento

Pode ser que o Galaxy S9 seja uma das vítimas do legado do iPhone X. De acordo com um dos rumores que circulam antes do lançamento do dispositivo, é possível que a versão mais cara do S9 Plus, com o máximo de armazenamento, chegue ao mercado pelo mesmo preço que o mais recente top de linha da Apple – US$ 1.000. Isso representaria um aumento considerável do preço do dispositivo com relação ao seu antecessor. 

Em geral, o anúncio dos novos Galaxy coincide com o início de suas pré-vendas. A chegada do aparelho às lojas, no entanto, costuma acontecer duas semanas após o início das pré-vendas. Considerando que o S9 deve ser anunciado no domingo (25), as pré-vendas devem começar nesse dia e as vendas oficiais devem se iniciar por volta do dia 11 de março.

No Brasil, ainda é cedo para saber quando o aparelho vai chegar. O S8 foi lançado no dia 21 de abril no ano passado, e chegou ao Brasil no dia 12 de maio. Se o S9 for lançado de fato no dia 11 de março e levar o mesmo tempo para chegar até aqui que o S8 levou, ele deverá estar disponível nas lojas brasileiras no começo de abril. Mas por enquanto, isso é só uma estimativa com base no ano passado. A Samsung provavelmente fará um evento de lançamento separado para o aparelho aqui.