Para viajar a um país com uma língua diferente, é preciso saber falar pelo menos um pouco do idioma local, certo? Errado. Empresas de tecnologia já trabalham em produtos e serviços capazes de traduzir conversas em tempo real, como acontece com o WT2 Bluetooth, um par de fones de ouvido sem fio que promete traduzir automaticamente o que o interlocutor diz.

Funciona assim: o usuário pega um fone e coloca em seu ouvido, oferecendo o outro à pessoa com quem vai conversar. Os dispositivos se conectam a um app para iOS que começa a “analisar” a conversa.

É importante ressaltar que há um pequeno atraso na tradução.

Segundo os criadores do projeto, o aparelho se destaca pela facilidade de utilização. Ao contrário de sistemas de tradução, não é preciso realizar configurações complexas. Veja como funciona:

Apesar de ainda estar em fase de protótipo, os fones de ouvido já funcionam bem e possuem um design quase final.

“Estamos tentando encurtar a latência para entre um e três segundos, o que precisa de muito trabalho na otimização de todo o processo de transmissão de dados entre fones de ouvido, apps e servidores”, explica Wes Tu, fundador da TimeKettle, dona do dispositivo, em entrevista ao TechCrunch.

A empresa afirma que vai lançar no mês que vem um projeto de financiamento coletivo no Kickstarter. Lá, os fones vão custar a partir de US$ 99.