A polêmica decisão do presidente Donald Trump de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris sobre políticas a respeito de mudanças climáticas fez até mesmo com que o principal nome da Apple criticasse a medida. Em um e-mail enviado para os funcionários da companhia, Tim Cook lamentou a saída.
“Eu sei que muitos de vocês compartilham da minha decepção pela decisão da Casa Branca de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris. (…) As mudanças climáticas são reais e eu quero que todos saibam que temos responsabilidade de lutar contra elas”, escreveu em e-mail obtido pelo MacRumors.
Decision to withdraw from the #ParisAgreeement was wrong for our planet. Apple is committed to fight climate change and we will never waver.
— Tim Cook (@tim_cook) 2 de junho de 2017
O executivo revelou que tentou impedir que o presidente norte-americano tomasse a decisão através de uma ligação telefônica realizada na terça-feira, dois dias antes do anúncio oficial. Cook também se manifestou pelas redes sociais. Conforme publicado em sua conta no Twitter, a decisão foi “errada com o planeta”.
Além de Tim Cook, outros nomes importantes da indústria também desaprovaram a ordem presidencial. Mark Zuckerberg, do Facebook, declarou que a medida “coloca o futuro de nossos filhos em risco”, enquanto que os CEOs do Google e da Tesla, Sundai Pichai e Elon Musk, se disseram desapontados.
Am departing presidential councils. Climate change is real. Leaving Paris is not good for America or the world.
— Elon Musk (@elonmusk) 1 June 2017
Disappointed with today’s decision. Google will keep working hard for a cleaner, more prosperous future for all.
— Sundar Pichai (@sundarpichai) 1 June 2017