O YouTube usa um sistema de reconhecimento de pirataria que identifica e desativa vídeos que estão sendo usados sem permissão. Porém, conforme relata o Torrent Freak, o sistema parece estar bloqueando vídeos de canais populares da plataforma, como o “MIT OpenCourseWare” e o “Blender Foundation”.
Ao tentar acessar os vídeos de curso online gratuito que o MIT oferece pela plataforma, por exemplo, o usuário recebe a mensagem de que o conteúdo não está disponível. A organização sem fins lucrativos Blender Foundation, que desenvolve a criação de conteúdos 3D de código aberto Blender, também teve os seus vídeos bloqueados.
Além disso, outras contas, como o serviço de informações da imprensa indiana, o time de futebol Sparta Praha e o canal England Rugby, também sofreram com os bloqueios de pirataria a plataforma.
No entanto, o sistema do YouTube não deixa claro quais trechos dos vídeos estão desobedecendo às regras de direitos autorais, sendo que qualquer trecho ou som podem ser considerado pirataria. A empresa ainda não se pronunciou sobre os bloqueios.