Filha aciona a Justiça para forçar pais a excluir fotos suas do Facebook

Equipe de Criação Olhar Digital15/09/2016 10h16

20160831180628
Publieditorial

Em março deste ano, autoridades francesas começaram a alertar os pais e mães daquele país que postar fotos dos seus filhos no Facebook poderia lhes causar dores de cabeça no futuro. Talvez os franceses levem as recomendações mais a sério depois de ouvir sobre o que está acontecendo na vizinha Áustria.

Um casal da região de Carinthia está sendo processado pela filha de 18 anos por que ela se incomodou com fotos suas que foram postadas no Facebook. De acordo com a garota, que não teve o nome revelado, quase 500 imagens estão à mostra na rede social por meio dos perfis dos pais — que estão conectados a cerca de 700 pessoas.

A jovem adulta contou à revista Die ganze Woche que, quando tinha 11 anos, seus pais já haviam postado fotos retratando todos os estágios da sua vida no Facebook, mas ela só descobriu isso três anos mais tarde, quando criou uma conta no site.

“Eles não tinham vergonha ou limites”, disse ela. “Eu estando sentada no penico ou pelada no meu berço, todos os meus passos foram gravados fotograficamente e, posteriormente, tornados públicos.”

O caso só chegou à Justiça porque os pais negaram os pedidos da filha para que os arquivos fossem tirados do Facebook. “Eu entendo que é meu direito publicar essas fotos”, respondeu o pai, em entrevista à mesma revista. “Afinal, é nossa criança e, para minha esposa e eu, é um álbum de família bacana que é bem aceito pelos nossos amigos do Facebook.”

O processo será avaliado pela Justiça a partir de novembro, segundo reporta o Irish Times.