O Facebook continua na sua missão de aproximar seus aplicativos. Depois de lançar stickers no Messenger e trazê-los para os comentários na rede social, é a vez do aplicativo do WhatsApp receber as figurinhas.
O recurso foi incorporado à versão 2.17.60 do WhatsApp para o iOS, liberada no final da última semana, mas ainda está desabilitada para os usuários, de modo que ela só é acessível hackeando o aplicativo. A informação foi descoberta pelo WABetaInfo, que destrincha cada atualização do app, percebeu o recurso e mostra como ele funciona.
Não há muita diferença do funcionamento do Messenger. Há um ícone de “+” que dá acesso a uma lista de stickers disponíveis no WhatsApp. No entanto, a lista é muito mais restrita do que a do Messenger, que tem inúmeras opções, enquanto o WhatsApp ainda tem apenas três pacotes. A tendência é que esse número aumente até o lançamento oficial.
Agora fica a questão sobre quando o WhatsApp pretende oficializar a função. A empresa tem um histórico de testar recursos por um longo período antes de torná-los públicos, como é o caso da “revogação” de mensagens, que permite excluir uma publicação não apenas do seu celular como também da pessoa do outro lado da conversa. O recurso está em fase experimental há meses, sempre escondido e desabilitado como padrão no app, e ainda nada de ser acessível nem para os usuários da versão beta.