O crescimento a passos largos da Netflix como opção de conteúdo via streaming no Brasil pode levá-la a faturar tanto quanto a Globo, enquanto de canal TV aberta, a partir de 2022. Número de assinantes do serviço apresentou crescimento de quase 100% nos últimos dois anos.
A consultoria QR Capital estima que a Netflix deva faturar, nacionalmente, cerca de R$ 6,7 bilhões neste ano. Enquanto isso, a Globo, líder em faturamento na televisão aberta brasileira, baterá os R$ 9,7 bilhões. O estudo ainda informa que, caso o serviço online apresente 20% de crescimento ao ano, há a forte hipótese que sua receita supere o maior canal aberto do país até o final de 2022.
Por mais que se trate de um ritmo acelerado de crescimento, de difícil manutenção, a provedora do maior serviço de streaming do mundo vem apresentando forte popularização em território nacional. Em 2018, a base de usuários de Netflix no Brasil era de 8 milhões de assinantes. Em junho de 2020, foram registrados 17 milhões: um crescimento de quase 100% em um período de 24 meses.
Faturamento da Netflix no Brasil demonstra sua importância perante os canais abertos. Foto: Pixabay
Atualmente, a Netflix já possui uma maior base de usuários que qualquer canal por assinatura do país. Isto se deve também ao seu serviço ser mais prático e menos custoso ao cliente. Diferentemente da maioria dos planos de televisão por assinatura do país, o serviço não possui contrato por 12 meses mínimos, e sua mensalidade é significativamente menor.
Ainda mais potencial no futuro
Estas vantagens comparativas da Netflix sobre sua concorrência de TV a cabo são visíveis não só no Brasil, mas também internacionalmente. Os resultados de faturamento e domínio do mercado que vemos em solo nacional também se repetem em outros países.
O serviço de streaming também já possui maior faturamento no Brasil que todos os canais abertos da televisão nacional. Estes dados demonstram mudanças significativas no comportamento da audiência brasileira e também do mercado, uma vez que a Netflix não possui modelo de publicidade vinculada a sua plataforma.
Os próximos anos guardam um aumento da concorrência para a Netflix no universo dos streamings. Diversos estúdios já vêm montando suas próprias plataformas, como a Disney+, por exemplo. Isto deve retirar o poder de crescimento acelerado da empresa.
Fonte: Veja