Facebook vai testar três mudanças para convencer público a usar Stories

Equipe de Criação Olhar Digital05/04/2018 22h52

20170405204521
Publieditorial

Você usa o Stories do Facebook? As chances são grandes de que a resposta para essa pergunta seja “não”. O recurso que rapidamente se popularizou no Instagram não teve o mesmo sucesso em outros aplicativos da empresa, incluindo a rede social. Para isso, o aplicativo do Facebook vai passar por algumas mudanças para tentar dar aquele empurrãozinho extra para que as pessoas finalmente abracem os Stories.

Para tentar fazer com que o seu público se familiarize e passe a usar com mais frequência o formato introduzido pelo Snapchat e tão amplamente copiado por outras empresas, o Facebook vai testar três mudanças no seu app, como informa o TechCrunch. Elas ainda são experimentais e sua implementação vai depender de como essa base de usuários selecionados para os testes vão reagir.

Reprodução

A primeira alteração é que, quando o usuário decidir compartilhar uma atualização de status, a janela de composição já destaque imediatamente uma câmera aberta e as imagens mais recentes da galeria do celular. A ideia aqui é que o Facebook tem mais de 17 formas de compartilhar status (check-ins, recomendações, imagens, GIFs, texto, etc.) e os usuários precisam de uma cutucadinha de leve para lembrar que o Stories é uma possibilidade. Os testes começarão com um grupo pequeno pessoas de várias partes do mundo.

Já o segundo teste envolve a Facebook Camera, o recurso de realidade aumentada que aplica efeitos divertidos em fotos e vídeos, como faz o Snapchat. Agora a janela de compartilhamento quando o usuário cria alguma imagem usando o recurso já terá como padrão enviar o resultado para o Stories. Até agora é possível selecionar se o conteúdo vai para o feed de notícias, se ele é compartilhado com um amigo pelo Messenger ou se ele vai para o Stories. Os testes começarão com usuários da República Dominicana.

Por fim, o terceiro teste visa tornar as publicações Stories mais proeminentes dentro do aplicativo. Além de ver as bolinhas com os rostos dos seus amigos, o usuário também verá uma prévia do conteúdo que eles compartilharam em um retângulo bastante evidente. Atualmente, até existe essa prévia, mas ela é exibida dentro do círculo com a imagem de perfil do seu contato, sendo muito mais discreta. Esse teste vai atingir um grupo pequeno de pessoas do mundo todo.