Muita coisa, tanto boa, quanto ruim, é compartilhada no Facebook. Porém, a rede social está preparando um movimento para penalizar conteúdos que são criados pensando exclusivamente no engajamento dos usuários, os chamados ‘caça-cliques’.
A empresa afirmou que os usuários indicaram que não gostam de publicações que pedem para as pessoas interagirem com likes, comentários, compartilhamento ou outras ações.
“Por exemplo, ‘Dê um like se você é de Áries!’. Esta tática, conhecida como isca de engajamento, procura aproveitar o nosso algoritmo de alimentação de notícia aumentando o engajamento para obter maior alcance. Então, a partir desta semana, começaremos a rebaixar postagens individuais de pessoas e páginas que usam isca de engajamento”, diz o Facebook.
A plataforma usará o aprendizado de máquinas para detectar diferentes tipos de isca de engajamento. Além disso, ao longo das próximas semanas, as páginas identificadas por usar esse tipo de publicação serão alertadas sobre a nova política da plataforma
O Facebook ressalta que os posts que pedem ajuda, conselho ou recomendações das pessoas, o levantamento de dinheiro por uma causa ou a solicitação de dicas de viagem, não serão afetados negativamente por esta atualização.